1.14.2011

Application: The letter

Uhuuu, chegou minha vez, como estou postando pela primeira vez aqui. Vou dar uma síntese do meu processo. Sou Ci/APC e entreguei minha documentação no dia 30/11/10, desde esse dia eu espero ficar on-line. Ou seja, sabem o quanto estou chata quanto a isso.  Mas isso porque necessito ir até março deste ano, porque se não for, terei que adiar minha viagem para junho/julho, pois irei cursar minha faculdade que por sinal está trancada. Ok, qualquer coisa vocês podem ir no meu blog e me acompanhar.  

Hoje irei falar sobre a Letter, pra aquelas Au pairs que estão ainda preenchendo o App.



Primeiro eu separei os tópicos. Mais ou menos assim:

- Eu, família e cidade
- Amigos, como sou e tempo livre
- Porque ser au pair?
- Crianças, carro, trabalhos voluntários
- O que espero? E sou ótima, tudo vai dar certo!
- Thanks!

      


Eu optei por fazer tudo isso em português e depois fazer o trabalho de traduzir, já que eu não sou uma 'excelência' no inglês. E claro depois disso tudo pedi para minha prof. de inglês olhar pra corrigir as coisas esdrúxulas, assim, acho bom tomar bastante cuidado com isso pra não mudar muito e "perder você" na carta. Ou dar a entender que seu inglês é perfeito quando não for!
      Então, nunca esqueçam de dizer o quão você gosta de crianças, mas principalmente porque você gosta de crianças, não adianta nada, na minha opinião, vim só com aquele discurso de "I love children". Sim, e dai? Todas "I love children". O que você tem de diferente? Porque eu quero você como minha au pair? Vamos nos colocar como mães, tá? Não só nisso, mas na hora de dizer que saio pra caramba com meus amigos!! 
      Pra mim a idéia da carta é te vender é uma espécie de currículo, assim como todo App, então vamos caprichar. E como tá lá no Manual da au pair, sabe aquela aula de natação que você fez quando era pequena ou a academia que fez durante um mês, tudo conta. Mas essa parte a gente guarda um pouco mais pra o app porque se não sua carta vai ser um livro. Blz, move on... Se "vanglória" mesmo, mas vamos tomar cuidado também com os exageros, as vezes nós dizemos que sabermos lavar, cozinhar, passar, encerar, mas não é bem assim, dá mesma forma que não queremos encontrar uma família que diz que é tudo limpo e depois encontramos tudo sujo; a host family também não querer uma menina que diz ser pilota de fórmula1 e na verdade só foi comprar o leite na esquina.  Acho que um ponto importante pra dizer é: sejam claras e objetivas, acho que ninguém gosta muito quando enrrola, enrrola, fala tantas coiisass que não estão interessados em saber. Lembre-se, você está "se mostrando", sendo selecionada e eu (a mãe ou pai), não está interessado em saber se seu papagaio fala "Braaassiill" ou faz "Fiufiu". Vamos ao tópicos. Seguindo a seqüência. 

1- Isso aqui já sabe né? My name is... 
2- Aqui é quase a mesma coisa. In my free time I like go to the beach, I like..., mas não vamos esquecer de dizer que gosta de ler um livro, de escrever. Se você for baladeira, não esqueça de dizer que gosta de festas, mas only this and sometimes. Se for possível até diga que não bebe e se você beber pra caralho, você daqui por diante não bebe muuuuuuito, ok? Pra fumantes, aconselho nem comentar a não ser que eles perguntem um dia. E deixe bem claro que isso será apenas no seu tempo off e fora de casa, porque a maioria das families não são a favor de cigarro, por conta das crianças.
3- Cada um tem seus motivos, diga-os.
4- Diria que essa parte é mais difícil é onde você vai ter mostrar o seu trabalho o que você já fez, quem cuidou, como cuidou o que achou, o que ganhou com isso, como foi o aprendizado o que acha importante. Tudo e mais um pouco que você quiser falar a respeito. E se você tiver experiência de carro com crianças aproveite e fale o quanto você se sente segura em fazer isso. Fala tudooo ou quase tudo que já fez com crianças, mostra como se importa com elas.
5- Vamos falar sobre o que eu espero do programa, como "desejo" que seja minha vida e você tem absoluta certeza de que seu ano vai ser maravilhoso e não vê a hora disso acontecer.
6- I'm very grateful for you read my letter...thanks!!

      Essa não precisa ser necessariamente a ordem, mas acho que os 2 primeiros e os 2 últimos cabe ficar onde estão. Isso tudo para que a carta fique mais visível em termos de achar tudo fácil na carta. De maneira organizada, clara e objetiva.  Não vou publicar minha letter por motivos de privacidade, mas se alguma menina se interessar ou precisar de mais ajudas, pode deixar o email que eu retorno, tá? 

Beijinhuus e queijinhuuus!! 
Camila M.

4 Comments:

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!