1.04.2011

Dicas: Como Conseguir o tão Sonhado MATCH.

Olá, meninas!=)

Bom, quem acompanha meu blog sabe que eu já estava meio que desanimando com esse processo de encontrar a família. Já havia dispensado duas famílias por falta de feeling. A palavra "feeling"(sentimento) pode soar não tão forte falando assim, mas é o primordial para um Match feliz. Se de cara você sente que não combinou com a família, como poderá ter um Match com ela? "Match", para quem não sabe, quer dizer "combinação". É a combinação entre você e a família. E para o bom "Match" acontecer, tem de haver o "feeling".
Bom, mas numa bela noite, apareceu-me a terceira família, de Connecticut. Foi amor à primeira lida do Essay deles...rs. Marcamos skype no dia seguinte. E nunca tinha me sentido tão confortável para conversar com uma hostfamily quanto senti-me com essa. E olha que pela primeira vez eu estava conversando com os dois hostparents, dad e mom, ambos na cam.
Mas foi muito legal! O feeling rolou de cara! A conversa foi rápida, simples e tranquila. Acho que não durou nem uma hora. E por não termos mais perguntas, marcaram uma segunda conversa para outro dia. Fiquei feliz com a conversa. E comentei com minha amiga Jacky que essa seria a MINHA família. Que eu havia sentido o Feeling.=)
Bom, então, depois de uma breve introdução sobre o meu processo, vamos às dicas:


1)Respondam prontamente o contato da família e coloquem-se à disposição.
Assim que recebi o e-mail de contato da família querendo marcar skype, respondi imediatamente. Eles disseram o horário que estariam disponíveis e que queriam conversar na semana seguinte. Respondi dizendo que o horário "would be perfect for me" e que eles só me dissessem o dia, que eu estaria à disposição. Acho que eles gostaram da minha prontidão em responder e rapidamente enviaram-me outro e-mail já querendo marcar a conversa para o dia seguinte. E assim foi feito.=)

2)Propaganda é a alma do negócio.

Quando preenchi meu app e fiz os uploads das fotos e vídeos não pensei exatamente assim. Mas com a ajuda, novamente=), da Jacky, vi a importância disso. Dei uma melhorada no meu app, mudei algumas fotos, a Jacky melhorou meu vídeo pra mim, colocou musiquinha, slides... Coloquei minha foto de perfil com o bebê que cuidei... E pronto! As famílias passaram a aparecer. Temos de nos colocar no lugar da família e perguntar a nós mesmas o que gostaríamos numa aupair. As famílias tem de gostar do que vêem.

3)Cuidado para não entrarem em contradição.
Leiam bem o que vocês colocaram em seu app sobre seus hobbies, experiências e etc, para que na hora da conversa com a family vocês não contradizam suas informações. Eles muitas vezes estarão checando as suas informações. Aconteceu comigo e as duas primeiras families...rs. A hostmom do Texas, por exemplo, perguntou-me se eu gostava de sair para dançar e eu disse que quase não saía, o que é verdade, e eu disse ainda que eu nem sabia dançar, o que também é meio verdade...rs. Sendo que no meu app coloquei dançar como um dos meu hobbies.huauhahuahau... Nem sei se ela percebeu isso, acredito que sim, mas eu percebi a gafe indo rever meu app. Então, muito cuidado. Revisem bem suas respostas e preparem-se para as perguntas. Façam uma colinha com tópicos para ajudá-las durante a conversa.

4)Enfeitem (um pouquinho) suas informações!

Não há nada de errado em dar uma "floreada" nas suas habilidades...rs. Tem meninas por exemplo, que tem carteira há 1 ano, e aprenderam a dirigir só nesse 1 ano, e que dirigem BEM. Então não vejo mal algum em ajudarem a si próprias dizendo na hora da entrevista com a family que já sabiam dirigir desde os 18 anos, por exemplo. hauuauhauha...Que aprenderam a dirigir com o pai, sei lá...rs. Mas que só tiraram a carteira depois, por falta de tempo ou até money. E mesmo que não seja totalmente verdade, acho que, novamente, não há mal algum em dizer que dirigimos todos os dias, e que são longas distâncias. Nada de dizer que vão só à padaria ao lado de carro, hein! uauhauhauha... Com certeza a família se sentirá mais segura em fazer o Match com vocês e em entregar as kids para vocês dirigí-las, se souberem que vocês tem mais tempo de experiência no volante do que 1 ano. Mas lembrem-se de treinar MESMO a direção e estarem seguras. Afinal, estarão levando crianças no carro. E além disso, os hostparents te testarão, com certeza.
Outra coisa que ajuda a enfeitar o app é: Curso. Façam os cursos de primeiros-socorros e de childcare que puderem. Especialmente se suas horas de experiência não são tantas assim. A Kanguruh é uma das empresas que oferecem esses cursos. E geralmente são 2 dias de curso. E acho que vale muito à pena, porque no final eles dão um certificado. Não se esqueçam de ver seu app como um currículo, pois é isso que ele é. E quanto mais experiência tiverem no currículo, melhor.=)
P.s.: Não estou incitanto a mentira com esse tópico(rs), só dizendo que a propaganda de nós mesmos somos nós que fazemos. E se pudermos caprichar nela, ainda mais se for por um sonho, e se não estivermos fazendo mal a ninguém, por que não?=) Só cuidado, novamente, com a contradição...rs.

5) Mostrem segurança em suas respostas e PROCUREM SABER MAIS DAS KIDS NAS SUAS PERGUNTAS, preocupem-se mais em saber d'elas, afinal de contas, vocês estão em um programa onde o foco são elas.

6) Evitem as milhares de perguntas e exigências inicialmente, especialmente por e-mail.
Eu, por exemplo, com a terceira família, deixei para fazer as perguntas pelo skype, assim teríamos mais assunto para a conversa. E perguntei coisas importantes. Aí no final da conversa eles me perguntaram se eu tinha mais perguntas e disseram-me que se eu tivesse eu poderia mandar por e-mail para eles. Mandei um e-mail dizendo que tinha adorado a nossa conversa, agradecendo, e me colocando novamente à disposição para responder mais perguntas e para outras conversas. E disse que quanto às minha perguntas, eu não tinha mais nenhuma, mas que ia tentar pensar em algo para perguntar. =) E acrescentei que "everything was just perfect for me". Eles responderam dizendo que adoraram nossa conversa também e que queriam marcar outro skype depois do ano novo. Essa outra conversa pelo skype aconteceu ontem, dia 04/01.

7)Saibam o que vocês querem e corram atrás. Mostrem-se presentes.
Depois da primeira conversa com essa terceira família eu sabia que eu queria que eles fossem a MINHA família. Senti um feeling muito forte por eles. Ou seja, eu sabia que queria fechar com eles e que eu ia atrás desse Match. Como a nossa primeira conversa foi antes do ano novo, dia 29/12 e a próxima estava marcada para dia 04/01, resolvi mostrar para eles que eu estava interessada e presente. Fiz um cartãozinho de Happy New Year, com o programa SmileBox, com as fotos deles e das kids que eles haviam me mandado, e mandei para o e-mail deles. Eu queria mostrar que estava ali, que eu me importava e queria que eles não esquecessem de mim. Marcar uma presença mesmo...rs. Eles amaram! Mandaram um e-mail agradecendo, desejando-me Happy New Year também e disseram "we're looking forward to speaking to you on Monday". Então meninas, se vocês sentirem o feeling, sentirem que aquela é a família que vocês querem, por que não lutarem por isso e mostrar? =)

Bom, para fechar o post que está gigante(Agradeço a quem tiver conseguido ler até aqui...rs),ontem, na minha segunda conversa pelo skype com a family, que durou 15 minutos(rs), eles, sorrindo, me disseram que adorariam fazer o Match comigo. Yayyy!!!! \o/ Girls, I HAVE A MATCH!!!!!!!!!!! Irei para Connecticut, 40 minutos de NewYork!!!! o/

Beijos e espero que essas dicas possam ajudá-las de alguma forma. =)

6 Comments:

  1. Olá Kelly, muito boooaa as informações, parabéns pelo match também!! =D

    Achei super válido isso e vou ficar atenta a tudo quando for fazer minha entrevista, mas acho que a primeira minha vai ser super tensa! =/

    beijooooss

    ReplyDelete
  2. Kelly,
    Essas dicas são mtooo boas!!! COmigo foi praticamente assim!!
    O feeling é importantíssimo!!!
    Bjos

    ReplyDelete
  3. Curti as dicas, vou pensar mais nisso nas minhas próximas conversar...
    Parabéns pelo MACHT!!! td de bom para vcs!

    ReplyDelete
  4. Nossa eu tenho certeza q ja comentei!! mais nao deve ter ido!! Parabens pelo post! Super dicas pra entrevistas!! Beijos

    ReplyDelete
  5. Ótimas dicas, vou ficar com elas em mente quando alguma familia se interessar por mim! Parabéns pelo blog!!

    ReplyDelete
  6. Adorei o post!! dicas bem legais.. também percebi que poderia melhorar coisas depois que eu entreguei... qquanto mais você conhece o processo, melhor sabemos como nos apresentar...
    Parabéns pelo match!

    ReplyDelete

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!