2.18.2011

Solicitando a P.I.D (Permissão Internacional para Dirigir)

Diferente do que muitas Au Pair pensam, a PID é totalmente obrigatória. Mesmo que, no estado que você vai morar seja necessário o uso da Driving License.

A PID não nada mais que a Tradução Juramentada da sua Habilitação Nacional, com o mesmo prazo de validade, a qual permite a você dirigir em qualquer lugar do mundo que aceite nossa Legislação de Trânsito. Os EUA é um desses países, porém cada Estado nos EUA tem sua própria lei sobre Direção para Turistas ou Estrangeiros.



Em muitos estados, será necessário que você faça uma prova teórica, bem parecida com a que temos que fazer aqui. Porém os tramites são mais rápidos, e o resultado sai no mesmo dia. Muitas meninas, acabam por fazer a Prova Prática, que também é exigida, no mesmo dia que realizaram a  teórica. Assim que esses dois exames forem feitos, você será apita a dirigir para onde quiser no EUA. Por isso é muito importante que você pergunte com antecedência a sua Host Family, para que eles possam investigar se terá a necessidade de fazer todo esse processo. Sobre o custo, ele varia de estado para estado, normalmente não é um absurdo de caro, mais como Salário de Au Pair deixa muito a desejar, cada centavo vale muito. Por isso muitas Au Pairs tem dúvida a quem será o dever de arcar com os gastos. Não é obrigatório que a host family pague, cabe a eles julgar e ter bom senso. Ex, se você terá que dirigir as kids a trabalho, obviamente é um interesse da familia que você esteja apita a isso. Caso você use o carro apenas para passeio em tempo OFF, os gastos seram todos seu.

Agora sobre a PID, sendo apenas ela válida para seu estado ou não, você tem que ter ela, sem ela você não pode tirar a Driving License de lá, por a PID prova que você passou por todo o processo exigido aqui nos Brazil, fez curso teórico e prático.

Para tirar a PID é super fácil. Primeiro entre no site do Detran do seu estado, e verifique se é possível a solicitação da mesma pela internet, o que é mais rápido e prático. Caso não existe essa facilidade, siga o passo a passo abaixo.


  • Tenha em mãos sua Habilitação. Faça uma cópia com Autenticação em Cartório.
  • Preencha o Requerimento de Solicitação da PID, em duas vias, normalmente disponível on line no site do Detran do seu estado. Para o Estado de SP Clique Aqui. para o download do Formulário.
  • Vá a rede bancária representante, Santander, e pague a Taxa de solicitação da PID, sendo atualmente de R$ 191,50. Fale para a Atendente do Caixa o Código 403-O.
  • Separe o Comprovante original de Pagamento da Taxa. Se possível por prevenção, tire uma cópia do mesmo, pois a original será entregue ao orgão competente


Por fim, junte esses documentos, e leve ao CIRETRAN  da sua cidade. Não esqueça de pedir para Carimbarem em uma das vias do Requerimento, para comprovação de recebimento. O prazo de entrega é variável, leva até 24h em alguns estados, ou de 10 a 15 dias em outros.

Agora é só esperar chegar! Qualquer dúvida, ligue para a Ciretran da sua cidade e peça mais esclarecimentos, ou mande seu E-mail para nós.,
______________________________________________________________
Updating: No Texas, não precisa de P.I.D! Basta levar a nacional mesmo, e fazer a Driver License local!

1 Comments:

  1. Olá ..

    Minha CNH provisoria vende dia 11/01/12 e viajo no dia 08/01, sendo assim minha PID vai vencer junto com minha CNH.
    Vocês sabem se eu posso deixar uma declaração para minha mãe dar entrada na PID pra mim?

    ReplyDelete

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!