3.14.2011

Experiência Au Pair-iana em Curitiba!

Olá! Como vão? 

Escrevo pra vocês, diretamente do meu local de pesquisa, nominado de 'A casa do meu tio 'x' em Curitiba'. Estou aqui desde de a semana passada e amanhã estarei voltado para casa. Esse é o tio que eu mais amo no mundo e as primas que eu mais mordo também! Todas, são lindas e quando estou aqui só quiero ficar com elas. No entanto, nen tudo é rosas. 

Kimberly, Eu, Emily (Prima) e a 1/3 da Camila, em uma Lanchonete comendo Hot Dog. 
Meu tio, o cara que me fez gostar de inglês, desde de um aninho de idade! ... É ele me ensinava a falar inglês quando eu tinha apenas um aninho, pois aprendi a falar com 8 meses e andar também. Desde então, nunca mais pedir o gosto pela coisa. Ha um tempão atrás ele se casou com minha tia fofa Marli, de a vida para 4 lindas menininhas! De 16,15,11,8 aninhos. Imaginem como não é a rotina?

Vou começar a falar o que eu vi com tudo isso, e tenho a mais pura certeza que qualquer outra familia americana será mais ou menos parecido. 

- 6h Acordam e vão a escola. 
Todos na casa acordam, se trocam, e tomam café. Com issso, o Banheiro, a cosinha  a sala e os quartos ficam uma bagunça. Pois a casa é muito pequena pra tanta gente. Ninguem guarda o leite na geladeira ou a maioneses, os paes ficam aberto na mesa. tudo porque é muita gente e pouco tempo pra fazer tudo que tem que ser feito. Os pais vão trabalhar e as meninhas vão a escola, a pé pois é bem pertinho.
Agora eu imagino, se eles tivessem um Au Pair, ela teria que arrumar tudo isso, exceto o quarto dos Pais. Mas mesmo assim, é muita bagunça e eu não sei se faria isso de bom grado, pois qualquer um pode guardar o leite na geladeira após beber. 

- Entre 12h a 12:30h as meninas voltam da escola. Meu tio, que não é bobo nen nada, fez uma 'LISTA DE DEVERES' onde ele estipula o serviço de cada uma diariamente. Essa lista é separada por dias da semana Seg-Sab, e tem validade apenas para aquele mês, no mês seguinte eles fazem outra lista. Entretanto, a lista não FUNCIONA. Porque não? Porque os pais só chegam em casa as 9h  da noite, então, elas passam o dia todo com a casa BAGUNÇADA (muito) e só vão limpar lá pras 8h da noite. Um pouco antes dos pais chegarem. Mas, nesse meio tempo muita coisa acontece! Entre elas:

  • Almoço, cada dia uma das mais velhas é responsável pelo almoço, (eu já fiz 3 vezes na semana em que fiquei aqui, assim elas chegavam e ja iam almoçar tadinhas), Uma pela louça, outra de secar e guardar, outra se passar pano na casa , outra de tirar o pó, coco dos totó e mais outras coisinhas. Mas, não tem colaboração. Enquanto uma faz o almoço, ao invez da outras já fazer o seu dever, ela vai para a internet e fica o dia todo lá. Assim a que está fazendo o almoço se sente INJUSTIÇADA, por estar se matando pra quem não faz nada. E com razão. 
  • Birras e Birras da mais nova. Que pelo amor, ela pensa que tem 3 aninhos. Fala com manha o tempo todo, e se joga no chão e se esperneia que nen um bebê. Tem horas que eu fiquei com raiva dessas atitudes dela e chamei a atenção, ela ficou com vergonha e deu uma melhorada, pelo menos na minha frente. Mas, mesmo assim, CRIANÇA BIRRENTA irrita muito! 
  • As mais velhas, não tem paciência com a mais nova, e lógico que a mais nova abusa muito, porque não se julga ser OBRIGADA  a fazer seu dever e deixa tudo imcompleto ou mal feito, isso porque o dever dado a ela é os mais simples possível, como recolher um coco do quintal. Logo, tem briga! Imaginem a cena, A mais nova faz birra por algum motivo tosco, as mais velhas se irritam e vão lá e? Batem nela. Logico que não é certo, mais também não julgo elas, pois se fosse eu no lugar como IRMÃ faria o mesmo, já que os pais não fazem mais. 
  • Discussões, barulhos e sugeira  o tempo todo! Meu Deus, como muita gente em uma casa gera discussão. É o tempo todo, alguem reclamando de alguém. Até os pais entram na dançca, pois estão cansados do dia longo de serviço e chegam em casa e não tem sussego, então acaba gerando muita tensão entre si, e lavam a roupa suja na frente das meninas. Logo o CAOS toma conta da casa. Gritaria, discussão, choro, cachorro latindo, um hambiente suportavel, porém muito cansativo. Eu como estou de passagem, dou risada das birras, ou das brigas pra tentar amenizar, mas se eu morasse aqui ia ficar louquinha! Sobre a sugeira, não estou dizendo que aqui é sujo  porque não é, é limpo e super limpo pra uma casa com tudo isso de crianças, mas.. até elas limparem, é BAGUNÇADO ao extremo. Tipo assim, tem tenis e meias pra todo lado, bolsa da escola posa na sala,  copos pela casa toda, brinquedos da mais nova, e assim vai. Ou você se acostuma com isso, ou você vai sair limpando e nunca mais vai parar, porque todo o tempo vai ter o que fazer. 
  • Meus tios, são muito rígidos com as meninas, a alguns anos atrás, eles usavam o método da Varinha. Não se assustem meninas, pois na biblia diz que os pais podem usar dela para educação dos filhos. O que eu concordo, pois, não machuca, não mata, não deixa marca, apenas educa. O sistema dele era bem simples, as vezes eu discordava mas.... Era assim, Fez birra sem motivo? Ele avisa, e pede para parar, se não adiantou Ele contava até 3. Se não parasse antes do 3, era uma varinhada na Bunda. Se continuasse seriam 2, e ia assim até parar. Supondo que a criança, parasse na primeira, seria apenas uma varinhada na bunda. Então, ele pedia para que a menina subisse pro quarto e ele subia em seguida, converssava e explicava a ela o que ela tinha feito de errado e ia até ela pedir perdão, quando isso acontecia, ele pedia educadamente que ela se deitasse de bunda pra cima, dava uma varinhada e deixava ela na cama. O problema foi que, as 3 primeiras filhas foram criadas assim. e funcionou, já a 4º veio em uma época em que era muito crucial que ambos os pais trabalhassem quase o tempo todo na empresa deles. Logo, a educação passou a ser resolvida apenas depois que eles chegam em casa, então elas estão aproveitando em quanto eles não estão. Meu tio não gosta de TV nen Internet, apenas o que ele permite previamente escolhido por ele, por ex. Rebelde definitivamente não poderia! mas como ele não está em casa elas assistem usam a net o dia todo. Agora eu me pergunto, Adiantou ser tão rigido? Se agora você não pode mais?
  • Malcriação, elas não eram assim, principalmente a mais velha, hoje elas respondem e batem de frente com a mãe. Por tolices. Mas, infelizmente, me vi em muitas dessas cenas protagonizada pela mais velha. Infelizmente, não gostei do que eu vi, e me senti péssima por ter já feito igualsinho com a minha mãe várias vezes. Realmente, quando estamos fazendo achamos que não é nada de mais, só que quando estamos do lado de fora assistindo, é feio, muito feio. E sinto vergonha de mim por isso. Acho que talvez está na hora do meu tio 'des'aposentar a Varinha da Educação dele.
Agora eu penso, é isso que eu quero pra minha vida? Quem sabe que tipo de familia eu vou pegar? Vida em familia não é facil, agora imagina com o Inglês sendo uma barreira? ... E mais uma vez minha resposta é ... 
SIM, SIM E SIM. Se eu tenho uma oportunidade de estudar, virar uma pessoa mais culta, e voltar ao BR e melhorar minha carreira profissional por conta disso eu digo SIM. Não importa quanta malcriações eu tenha que relevar ou chamar a atenção. E vou. Algumas não Au Pairs me chamam de idiota por ir ser Babá no EUA, como se isso fosse Humilhante de mais para elas, uma vez que elas trabalham de vendedora na loja da esquina. Não que isso seja humilhante, mas na escala de empregos, ambos estão no mesmo nível de salário, horas trabalhadas, cansaços e quantidade de sapos que tem quer ser engolido. Então novamente eu pergunto, O que tem de humilhante nisso? 

Eu sei, que muitas meninas aguentam coisas piores que isso, tanto que o que eu citei em cima é normal de qualquer casa com 3 ou mais crianças. Agora, o ruim é se juntar tudo isso com a falta de reconhecimento e cooperação dos Hosts. Quem passa por rematch sabe bem como é. 

De toda essa experiência, eu só tiro uma certeza. Quero uma familía de no max 3 kids. Com idades inferiores a 8 anos. De preferência, menorsinhos de 2 a 3 anos, onde você conseguie lidar e manipular eles com um doce qualquer quando estão de birra. Adolescente NEVER! 

Quem quiser compartilhar a sua experiencia, seja ela boa ou ruim, mande se e-mail para 
sosaupair@sos-aupair. Com seu nome, História,  procurando detalhar bem as coisas boas quanto as coisas ruims. Não se preocupe que seu nome sera preservado, apenas vamos falar o nome da Cidade e sua história. 

Obrigada a quem lê, e espero não ter assustado ninguém! 

1 Comments:

  1. eh sim Faby... vc entendeu certo! eles sempre tentam fazer me sentir a vontade e tao sempre ajudando! Gracas a Deus nao me arrependo da familia!!!!!!!
    Beijoss

    ReplyDelete

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!