5.22.2011

Como obter seu VISA!

Não! Eu não sou uma consul revoltada contra o Consulado Americado e decidiu-se por divulgar todas as informações necessárias para que seu visto seja aprovado.

Não! Esse post não traz uma simpatia ou receita mágica para que você consiga aquele lindo carimbo colorido no seu passaporte, sem o qual não se pode viajar.






Brincadeiras a parte, o que me levou a escrever esse post foi a experiência de ter meu visto negado, não uma, mas duas vezes. Então você deve estar pensado: "mas então você precisa escrever sobre como NÃO obter o VISA!" (hahaha). Mas, pela graça de Deus, hoje eu me sinto muito feliz em poder dizer que meu visto foi concedido na minha terceira tentativa e que essas três vivências me trouxeram algum conhecimento sobre talvez uma das mais importantes etapas da nossa vida au periana: o visto!



O 'Dia V' antes de qualquer coisa, precisa ser dividido em fases e a dor de cabeça começa quando você consegue a colocação em uma Host Family (Match!), pois após esse momento, você decide juntamente à sua família americana a melhor data para o seu embarque (departure day) e então será necessário o Agendamento da sua Entrevista ao Consulado Americado que deve feito de acordo com a localização do seu estado (no meu caso foi em São Paulo), e para isso você paga R$38,00; a partir do pagamento você consegue visualizar as datas disponíveis para a entrevista e então dar prosseguimento ao agendamento e é aqui que surge o primeiro questionamento: 'Quando devo agendar? Mais longe ou mais perto da minha data de embarque? Existe realmente o fantasma das cotas de visto negados em fim de mês?'

O meu conselho, considerando o fato que o passaporte, após o visto ser aprovado, demora, em média, 7 dias úteis para chegar à sua casa (mas pode ser que demore mais), seria interessante que o agendamente do entrevista acontecesse para, no mínino, duas semanas antes do embarque, apenas como uma forma de prevenção para que não ocorra nenhum emprevisto como o caso de chegar o dia D e o passaporte ainda não ter chegado. Outro conselho é pensar na possibilidade do seu visto ser negado (já que essa possibilidade existe) e agendar com mais antecedência para que se isso acontecer você tenha tempo para agendar sua segunda entrevista antes do embarque. Quanto ao fantasma do fim do mês, ninguém pode afirmar que exista, mas eu pude ter conhecimento dessa causa já que tive meu primeiro visto negado em 31/01/2011, no entanto, nesse dia muitos outros vistos foram aprovados, então agendar sua entrevista para o final do mês não significa que você não vai conseguir seu visto e isso também não significa que eu não acredite nas cotas, mas penso que talvez elas não estejam tão relacionadas com o final do mês.




Após o agendamento, o passo seguinte é o Preenchimento do DS160, muito importante para o seu visto, pois contém seus dados principais e serão usados como base pelo o consul que irá te entrevistar. Esse documento é preenchido online e precisa ser feito com muita atenção para que não ocorra erros ou isso iria atrasar o seu processo, pois não são aceitáveis erros e você teria que refazer o agendamento e repreencher o DS. Mas não se preocupe, como ajuda, você receberá da sua agência um documento descritivo que te orientará passo-a-passo como preencher o DS160, então basta ter atenção e seguí-lo.


Agendada a entrevista e preenchido o DS, você precisa Se Preparar para o Grande Dia. Se você mora longe da cidade onde se localiza o Consulado, como no meu caso que moro no interior, eu aconselharia que você se organizasse para chegar algum(s) dia(s) antes; se você tem parentes que podem te receber, ótimo!, mas se você não tem então reservar um hotel poderia ser uma ótima idéia. Em uma das minhas tentivas eu me hospedei no Ibis (Morumbi) e indicaria esse hotel, porque além de cobrarem um valor acessível, fica a uma distância de 10 min. (a pé) do Consulado (em São Paulo) e você poderá descansar da sua viagem exaustiva (como foi a minha: 8 horas dentro de um ônibus), poderá ter uma ótima noite de sono, tomar um belo banho após acordar no dia da sua entrevista, se alimentar com um bom café da manhã e não ter a dor de cabeça de pegar ônibus/metro em um lugar que você não conhece. Fica a dica! ;)



Bom, outro detalhe que você precisa pensar antes é como você se apresentará no Consulado e segundo o que o meu Tico e Teco pensam, é interessante vestir-se bem para a entrevista, afinal o primeiro vínculo que você terá que provar será o financeiro, então poderá não cair bem nesse dia: tênis, roupas curtas, shorts, decotes, acessórios indiscretos e o meu conselho é: uma roupa mais séria como uma calça social ou calça escura, sapatilha ou um salto delicado, blusa discreta e talvez um lenço ou cachecol dependendo do clima do dia, brincos pequenos, unhas feitas, maquiagem beeem clara e cabelo escovado ou preso. Eu não estou dizendo que você precisa se vestir assim, são apenas dicas, e além de pensar no bonito, você também precisa pensar no confortável porque as filas no Consulado estão longes de ser pequenas.



Mas, se preparar para a entrevista exige muito mais do que reservar um hotel (no caso de você morar longe da cidade) ou pensar no que vestir, você precisa pensar no primordial para que seu visto seja concedido: seus vínculos! E para prová-los Você Precisa de Documentos, documentos estes que serão organizados em uma pasta para a fácil localização, caso o consul lhe peça algum. Abaixo esta uma lista dos documentos de acordo com os vínculos que eu aconselharia você levar:

CONFIRMAÇÃO DE AGENDAMENTO;

- DOC. ORIGINAL
Obs.: Imprima em impressora a laser para não ter problemas com a leitura do código de barras.

- DS 2019 FORM ASSINADO E DATADO;

- DOC. ORIGINAL

Obs.: A agência te enviará esse documento, mas você quem assina e data.
COMPROVANTE DE PREENCHIMENTO DO DS160 FORM;

- DOC. ORIGINAL (COLORIDO)
Obs.: Imprima em impressora a laser para não ter problemas com a leitura do código de barras.

- PASSAPORTE (COM VALIDADE DE, NO MÍNIMO, 12 MESES);

- DOC. ORIGINAL

- COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA TAXA CONSULAR (CITI BANK);

- DOC. ORIGINAL
Obs.: Você paga R$240,00 por essa taxa paga em qualquer banco Citi Bank, basta levar seu passaporte.

- RECIBO DA TAXA SEVIS; 

- DOC. ORIGINAL

Obs.: A agência te enviará esse documento.



- CARTA DE CONFIMAÇÃO DO PLACEMENT;

- DOC. ORIGINAL

Obs.: A agência te enviará esse documento.

- FOTO 5X7;

- DOC. ORIGINAL
Obs.: Lembrando que você precisa desta foto em formato digital para iniciar o preenchimento do DS-160 e esta deve ser tirada com o colo e orelhas a mostra, sem brincos ou acessórios, sem decote e com expressão natural (sem sorrir), ou seja, a foto mais feia da sua vida.

- RG E CPF (SPONSOR E SEU).

- XÉROX AUTENTICADO (SPONSOR) + DOC. ORIGINAL (MEU)

COMPROVAÇÃO DE VÍNCULOS

- CARTA DE UM ADVOGADO AFIRMANDO SUA VOLTA AO BRASIL.

-DOC. ORIGINAL

EMPREGATÍCIO:

- CARTA DO EMPREGADOR CONFIMANDO SEU VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
Obs.: Peça ao seu patrão para declarar nessa mesma carta sua possível volta ao emprego quando retornar ao Brasil.

FINANCEIRO:

ESCRITURA DA CASA;

- XERÓX AUTENTICADO

ESCRITURA DE QUALQUER OUTRO ÍMOVEL;

- XERÓX AUTENTICADO

- DOCUMENTO DE CARROS/MOTOS;

- XERÓX AUTENTICADO

- DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA (SPONSOR E SEU - se você tiver);

- DOC. ORIGINAL

- HOLERITES – 3 ÚLTIMOS MESES (SPONSOR E SEU);

- XÉROX + DOC. ORIGINAL

- CARTEIRA DE TRABALHO (SPONSOR E SUA);

- XÉROX + DOC. ORIGINAL

EXTRATOS BANCÁRIOS – 3 ÚLTIMOS MESES – CONTA CORRENTE E POUPANÇA (SPONSOR E MEU);

- DOC. ORIGINAL

CERTIDÃO DE CASAMENTO (PAIS);

- XERÓX AUTENTICADO

CARTA DE SOLVÊNCIA (CUSTEIO).

-DOC. ORIGINAL

EDUCACIONAL:

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO;

- XERÓX AUTENTICADO + DOC. ORIGINAL

HISTÓRICO ESCOLAR.

- XÉROX SIMPLES

ORDEM DOS DOCUMENTOS PARA APRESENTAÇÃO NO CONSULADO:


1. CONFIRMAÇÃO DE AGENDAMENTO;

2. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA TAXA CONSULAR (CITI BANK);

3. FOTO 5X7;

4. DS2019 ASSINADO E DATADO (COM A DATA DA ENTREVISTA);

5. CONFIRMAÇÃO DO PREENCHIMENTO DO DS160;

6. RECIBO DA TAXA SEVIS.

- PLACEMENT LETTER (Pode ser a capa da sua pasta)

Esses são os documentos que providenciei, organizei em uma pasta e levei todas as 3 vezes ao Consulado, agora senta e se prepara porque lá vem as 'bombas':

1º) Nenhum consul vai te pedir nenhum documento além do passaporte e formulários, porque eles sabem da possibilidade e da incidência de fraudes. No momento da entrevista você é quem tem que provar seus vínculos, que tem motivos para votar ao Brasil, portanto se quer afirmar com seus documentos suas informações, quando o consul te perguntar: "Você trabalha?", você já diz sim e passa sua carta de vínculo empregatício pelo vidro (Esse é apenas um exemplo).

2º) Se você não trabalha, não está estudando ou coisa assim, dê um jeito de dizer sim e providenciar documentos para provar isso. O que você precisa é ter o maior vínculo possível com seu país. Portanto, se você trabalha, não deixe seu trabalho antes do visto; se você não trabalha, consiga com um amigo que tenha alguma 'firma aberta' ou algum empreendedor que possa te dar a carta. Se você já se formou e não estuda, não conte isso ao consul, diga que você está fazendo pós-graduação em _________ e que vai trancar para ir para os EUA, pois quando voltar quer concluir sua pós e dar início ao mestrado, por esse motivo o aprendizado do inglês é fundamental. Outro detalhe, se você namora, enfie uma aliança dourado no seu dedo e diga que você está noiva e que vai se casar dentro de um ano quando voltar ao Brasil. Enfim, não dê oportunidade para um consul negar seu visto.

3º) Eles adoram a palavra: professor! Na minha última entrevista eu disse que meu sonho era ser professora universitária, por isso precisava do inglês, para obter o meu mestrado.

4º) Eu levei a maioria dos documentos autenticados, os que eram apenas xérox, levei também os originais.

Tudo pronto, Chegou o Grande Dia!




Chegue com antecedência ao consulado, no mínimo uma hora antes da sua entrevista (principalmente se você não conhece a localização do consulado), você não terá que enfrentar fila e poderá distrair sua mente conversando com outras pessoas, se familiarizando com o ambiente e se acalmando.

Mantenha a calma, eu sei que é besteira dizer isso, porque todas ficam nervosas, todas tremem e todas suam frio (hahahaa). É natural ficar nervosa e preocupada, afinal é o seu sonho! Mas tente ao máximo tranquilizar-se porque o nervosismo só consegue nos prejudicar, esforce-se em pelo menos não ter diarréia ou distúrbios do tipo (hahaha).

Acalme seu coração, tendo em mente que Deus tem o melhor para você e os planos de Deus não frustam.

E para que você tenha mais segurança no momento da entrevista meu conselho é que você ensaie a sua entrevista, porque SIM, o Consul fará as perguntas em inglês e você terá que respondê-las em inglês. Portanto, prepare-se, formule um documento/texto com as possíveis perguntas que poderão ser feitas à você e com as respostas em inglês e ensaie-as até ficar natural.

E como eu sou uma pessoa de um coração muito bom, abaixo seguem as perguntas não vão deixar de ser feitas à você no momento da entrevista:

Possíveis Perguntas da Entrevista:

-Motivo da viagem?

-Porque você quer ser au pair?

-O que os seus pais fazem (trabalho)?

-Você tem irmãos? Idade? O que fazem?

-Você trabalha? Onde? Há quanto tempo? Qual a sua função?

-Você estuda? O que estuda? Onde?

-No que o inglês influenciaria na sua vida?

-Qual a sua experiência com crianças?

-De quantas crianças você vai cuidar? Seus nomes e idades?

-Fale sobre a sua Host Family (Nomes, onde vivem, trabalham)?

-Onde você vai morar nos EUA?

-O que você pretende fazer quando voltar?

Bom, essas são as perguntas mais comuns que consegui lembrar no momento.

*Não esqueça de dizer 'Bom Dia' quando chegar no guichê e de sorrir.

*Se não compreender o que o consul fala, não hesite em pedir para que ele(a) repita ou que fale mais devagar por favor.

*Trate o consul como Senhor(a).

*Seja uma pessoa organizada! Tanto com os documentos, quanto com os horários, roupa e o que for preciso; isso só facilitará as coisas. :)

Essas foram as minhas dicas para vocês! Espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado em alguma coisa.


Obs.: Não se desesperem, não entrem em pânico, não tenham medo! Visto não é bicho de 7 cabeças e não é uma missão impossível. Raros são os casos de Visto J-1 negado, então acalmem o coração, façam sua parte, confiem no Senhor e a gente se vê nos 'estaduzunidos'!! ;)

Beijos,

Gostou do post? Entao Curta a nossa pagina no Facebook!! E fique atualizado!!

12 Comments:

  1. Frio na barriga lendo seu post! Rs. Quero nem ver...

    ReplyDelete
  2. Oi Li!!
    MUITO Obrigada por esse post, estou em fase de agendar o visto, farei isso na segunda e preencherei os papéis. Sobre os documentos eu não sabia de xerox autenticada, vai dar uma nota...rs E sobre o hotel, é uma ótima ideia pra relaxar né, eu moro em sao caetano do sul...rs mas relaxar no hotel é uma boa ideia um dia antes. Vou ver o preço...
    Eu gostaria de saber na verdade, como foram suas primeiras entrevistas e o que vc fez de diferente na terceira pra ser aprovada? Vc não tem ideia do que possa ter sido?

    BJAO e obrigada por compartilhar.

    ReplyDelete
  3. Ket, obrigada por ler o post e que bom que ajudou!! Te desejo toda a sorte no seu processo de visto; vai dar tudo certo!! Quanto aos docs. autenticados: como eu não iria levar os documentos originais achei que a autenticação daria uma validade maior para os documentos do que apenas o xérox; foi que por isso. =D Quanto as meus vistos o problema foi que não era para ser mesmo.. shauhsauhsau. Na primeira tentativa peguei um consul que nega 10 dos 11 vistos que ele entrevista, na segunda a famosa consul negra que te faz 335145 perguntas e te segura por 30 min. lá e finalmente na 3ª era uma consul abençoada e que só me fez perguntas necessárias e coerentes. Eu afirmei praticamente as mesmas coisas nas 3 tentativas. Bjuss!!!!

    ReplyDelete
  4. ola;;;amei seus posts,,,meu visto foi negado,,,mas eu vacilei mesmo na hora de responder,gaguejei,me mexia estranhamente,,,rsrs e errei varias palavras em ingles,mesmo falando q era professora meu visa foi negado...vamos q vamos.tentarei again

    ReplyDelete
  5. Olá !
    Adorei o post ! Muito informativo e considero importante , pelo menos pra mim que irei tentar ..
    Estou muito apreensiva e com medooooooooo !!
    essas perguntas sao em ingles também ?

    beiijao e Parabéns pelo post !

    ReplyDelete
  6. Oii! Amei esse post, é o mais completo sobre o dia V que eu já vi! Parabéns e muito obrigada por nos ajudar nessa etapa tão temida! Gostaria de ler o seu blog mas aparece uma mensagem dizendo que é apenas para leitores convidados, eu não tenho blog, mas meu login aqui é fran_xo_@hotmail.com Vc poderia me convidar para lê-lo? Obrigada desde já =) =***

    ReplyDelete
  7. Se a pessoa tiver nome sujo o visto é negado? Ouvi isso outro dia...

    ReplyDelete
  8. Luana, realmente suas informações são bastante úteis. Depois de quanto tempo voce conseguiu reagendar sua entrevista? Com intervalo de quantos dias ou semanas tendo seu visto negado pela primeira e segunda vez?

    ReplyDelete
  9. Eu gostei muito da sua postagem! E vou indicar a outras futuras Au Pairs rsrsrsrs

    ReplyDelete
  10. Nossa, que profundo!HAHA..
    mas olha adorei mesmo, obrigadissima pelo post, é muito util...
    mas tipo, em relaçao a comprovação financeira, tem q ser bstnt?
    pq a minha familia nao eh do tipo rica nem nada sabe? Será q eh dificil?
    beijao..

    ReplyDelete
  11. Cara, eu tive meu primeiro visto negado, ja agendei o segundo e estou rezando q tudo de certo, mas só de ler ja me deu mais animo, obrigada por isso, o meu foi por falta de vínculos, agora estou correndo atras, pq tenho tipo 2 semanas e meia para provar o contrario rs

    Thanks
    bjoo

    ReplyDelete
  12. Oi Luana,
    Adorei o post, ta me ajudando muito a me organizar p minha entrevista.
    Você poderia me enviar o modelo de carta do advogado afirmando a volta ao brasil? eu falei com um advogado e ele pediu um modelo, mas não sei qual é.
    Obrigada

    ReplyDelete

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!