6.19.2011

Jeitinho americano

Olá au pairs!!


Bom, já cheguei aqui nos Estados Unidos e eu achei que seria interessante comentar de uma coisa que a gente acaba conhecendo só quando chegamos aqui: o jeitinho americano.
Assim como nós brasileiros temos o nosso jeito de lidar com as coisas, de falar, de agir em certas situações... os americanos tem o deles.
Claro, isso é uma coisa bem generalizada, afinal, não é legal ser julgado e nem julgar.
Mas é legal comentar de algumas atitudes aqui.


American people




Jeitinho de falar
Americanos tendem falar usando uma monte de "Hããããn....", "I mean...", "You know...", "Like hãããn....". Como a gente usa o "tipo". Exemplo: Sabe quando você está feliz... tipo, pulando de alegria.
As vezes irrita um pouco de Hãããn que eles falam. Mas você acaba se acostumando e fazendo a mesma coisa em tipo... 3 dias!
Eu achava que eles falavam muito rápido aqui, mas não falam não. Sabe onde eles falam rápido? Em lojas de comida. Você vai fazer seu pedido e eles te atendem em menos de 2 minutos. Por isso, tenha seu pedido todinho na cabeça e esteja preparada para ouvir coisas que você não sabe se fala "Yes" ou "No" (como bata frita adicional, tipo do pão ou coisas do gênero). No final das contas, você sabe o que quis pedir, mas não sabe se é isso que vai ter. Acredite.


English? What?




Ou é 8 ou 80
Aqui ou eles são muito educados e gentis e fazem te sentir bem ou são mal humorados e fazem com que você  pense "Ai, credo. Foi só uma pergunta".
O mesmo vale pra quando eles sacam que você não é daqui. Ou eles tem paciência e adoram te ajudar (quase desenham pra você entender) ou te tratam como se você não fosse bem vinda por não falar/entender direito o inglês.


Muita receptividade ou nada




Criança mimadas
Sim, aqui toda criança é mimada. Eles sabem disso e eles continuam agindo assim. A criança tem tudo o que quer, basta um pouquinho de voz de choro e tadãããã, tem tudo na mão. Os pais não tem muito pulso firme e ficam negociando com elas e no final, elas sempre tem o que querem.
Isso não quer dizer que elas sejam mal criadas e não sejam amorosas.
As minhas kids, por exemplo, vivem me abraçando e falando "Please" "Sorry", super educadas e carinhosas.


"But I want this now!"




Atividades, atividades e mais atividades
Eles são atarefados de atividades. As crianças geralmente jogam mais que um esporte, fazem aula de algum instrumento, aula de dança, tudo isso além do colégio.
Isso os torna extremamente competitivos e pessoas que sabem se programar (próximo tópico). Afinal, o dia tem só 24h e se você vai fazer algo, é bom que faça direito e seja sempre o melhor.


Espírito esportivo




Vivendo em programação
Aqui é tudo programado. Tudo! Tem tempo e hora para tudo no dia e isso é anotado para facilitar a vida de todos na casa.
Não tem nada que seja "encaixado" e não tem essa de você perder a hora. Até as festas tem hora para começar e acabar.
O que é servido no jantar é programado, a hora do banho é programada. E o detalhe, tudo com muita antecedência.
Portanto, se você não tem um relógio compre um e use!


Se programe!




Comida estranha com bebida esquisita
Sim, aqui a comida é diferente. Bem diferente.
Falando da comida em si, ela é forte (muitas vezes por serem enlatadas) e o que é o chamado "natural" não vem pronto, voocê tem que "cozinhar". Isso quer dizer que você tem que abrir um pacote de linguiça e dar uma esquentada na frigideira. Esqueça açougue com aqueles bifes que você tem que ficar tirando a gordura na pia da cozinha antes de congelar ou fazer.
Suco natural? ha ha ha ha ha. Esquece, honey. Aqui é de caixinha e olhe lá. Eles nem cogitam a possibilidade de você querer um suco natural porque simplesmente não existe.
Eles tem algumas coisas com sabor de cereja, tipo sorvete e um tipo de coca-cola. Muito artificial e lembra aqueles xaropes para criança.


Comida americana




De modo geral, americano tende a ser receptivo (mais do que eu pensava), organizados demais,  competitivos e "bem de vida".
Falam cantando com você e nunca acertam como falar seu nome. Mas essa é a parte engraçada da coisa.
É tão diferente e tão gostoso aprender coisas de um outro país e outro povo.
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!


Beijos!


Ps: Todas as fotos foram gentilmente me cedidas pelo google!

6 Comments:

  1. Kkkkkkk adorei a parte dos haann, rs, sempre reparei isso na tv e me irritava, é tipo um uai que uso carinhosamente diariamente, kkkk..

    bjooos floor, be happy!

    ReplyDelete
  2. Adoreeiii é isso mesmo...americano é um bicho complicado, mas depois que você descobre adora...
    Bjuus e semana que vem tô chegando aiii

    ReplyDelete
  3. Eu me irrito com o You know what???? tinha uma mulher na minha frente no bus e ela falou isso pelo menos 15 vezes em uma conversa de menos de 5 minutos.... fala serio afffffff

    ReplyDelete
  4. Isso do jeito de falar eu já tinha sacado, passo muito tempo vendo entrevistas, documentários, além dos filmes e séries.
    Já me acostumei tanto que quando eu falo em inglês eu falo com os hããn da vida.
    Além disso já percebeu que eles "gaguejam", tipo:
    I... I went to the park last night. :P

    ReplyDelete
  5. Adorei o post feito as pressas! (nem parece!! =p)
    E toda vez eu percebo q eu vou sofrer com a alimentação!!! =((

    Bjs

    ReplyDelete
  6. Ótimo post!

    E, assim como a Faby, a alimentação é a coisa que mais me preocupa também! :S

    ReplyDelete

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!