8.03.2011

Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) ou Ressuscitação cardiopulmonar (RCP)

Oi, gente tudo bem com vocês?
Espero que sim !!!

Hoje vou falar de um assunto serio que e abordado no treinamento e esperamos nunca utilizar:
CRP ou no nosso bom e velho portugues: Ressuscitacao cardiopulmonar. Obvio que toda au pair aprende CPR ou RCP no treinamento, mas não custa ressaltar.

O que é ?O que fazer? Como proceder??

Vamos por topicos:

* O que é a RCP ou CPR?
A RCP (Reanimação Cardio-Pulmonar) ou CPR (Cardiopulmonary Resuscitation)é a combinação de compressões torácicas e insuflações.
  • As compressões torácicas asseguram um pequeno, mas crucial, aporte de sangue ao coração e ao cérebro.
  • As insuflações asseguram um fornecimento mínimo de oxigénio à circulação sanguínea.

* Quando fazer?
Se a sua kid Deus me livre parar de respirar, voce tem menos de 5 minutos para tomar uma decisão ágil. Porque? Porque sem oxigenio o cérebro perde parte de suas funções para cada tempo que ele fica sem oxigênio, ou seja, a criança ou adulto pode acabar "vegetando".
Lembrando que a russiscitação pode salvar vidas, portanto não exite em fazer, independente se for sua kid, seus hosts ou até mesmo um desconhecido.
Quando o coração pára, a falta de sangue oxigenado causa danos cerebrais irreversíveis em poucos minutos. Morte geralmente ocorre entre 8 e 10 minutos. O tempo é um fator crítico quando se presta auxílio a uma pessoa inconsciente ou que não está respirando.
A RCP ajuda a manter o sangue oxigenado fluindo para o cérebro até que o seja possível um tratamento médico.

* Como fazer?
Veja se a pessoa está respirando.
  1. Coloque a pessoa com as costas apoiadas em superfície firme.
  2. Ajoelhe-se próximo aos ombros e pescoço da vítima.
  3. Coloque a palma de sua mão na testa da vítima e use a outra mão para elevar o queixo e abrir a boca.
  4. Confira se ela está respirando, não perca mais que 10 segundos: Repare no movimento do tórax ou ouça o som da respiração.

Realize duas respirações boca a boca

  1. Se a pessoa não está respirando, faça duas respirações boca-a-boca:
    1. Com a boca da vítima aberta, pince as narinas da mesma, cobrindo a boca dela com a sua, formando um selo.
    2. Assopre o ar e veja se o tórax eleva-se. Se sim, faça a segunda respiração e em seguida inicie as compressões torácicas. Caso o tórax não infle, repita a manobra de abertura da boca da vítima.

Realize as compressões torácicas

  1. Posicione a palma da sua mão no centro do peito da vítima, entre os mamilos. Coloque sua outra mão em cima da primeira. Mantenha seus cotovelos retos e posicione seus ombros na direção das suas mãos.
  2. Use o peso do seu corpo para fazer as compressões no tórax, que deve abaixar em torno de 5 cm( no caso de um bebê, você deve apenas colocar dois dedos cerca de 2 a 3cm). Empurre com força no caso de um adulto, se for um bebe leve compressão e rapidamente, a freqüência esperada é de duas compressões por segundo.
  3. Após 30 compressões, faça duas respirações boca-a-boca. Se alguém puder ajudar, peça a ela que realize as respirações.
  4. Recomenda-se manter a RCP até que a pessoa volte a respirar ou apresentar pulsação (medida por meio de palpação da artéria carótida no pescoço), ou até que o socorro especializado chegue ao local.
CPR ou RCP

Se houver mais de uma pessoa, enquanto uma faz a massagem a outra entra em contato com o socorro, se estiver no Brasil SAMU 192, Bombeiros 193 ou Policia Militar 190. EUA, sempre o 911, não esquecer de informar seu endereço e como a pessoa está. Não se esqueça, cada segundo é vital para salvar uma vida.

Desculpem pelo post "boring" mas acho de utilidade pública =)
Bjus e até a proxima.

0 Comments:

Post a Comment

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!