12.09.2011

Extravio de Malas e Voo cancelado...como faz Bial?

Ola a todos, como vocês estão???
Espero que bem.

Desculpem o relapso, mas eu estava de férias com a nossa querida Adm. Stéfani.... estavamos lindas fervendo em NYC....

Devido ao stress que eu obtive voltando pra casa, me deu uma luz para o tema desse mês, o que fazer e quais são os seus direitos em caso de voo cancelado ou extravio de bagagem.


Não sei se vocês sabem, mas trabalhei em cia aérea antes de voltar aqui para os EUA e estudei Turismo e vou dar algumas dicas e falar quais os direitos do passageiro no Brasil e na America.

x Voo cancelado

Imagine a cena....você está com a sua familia, amigos, papagaio e cachorro na fila para embarcar e o agente te informa que seu voo foi cancelado, o que fazer???
A primeira coisa que o agente vai fazer por voce e tentar te acomodar no próximo voo se estiver disponivel ou caso não esteja ele vai tentar te acomodar em outra cia que va para o mesmo destino ( a outra cia tem que aceitar a acomodacão do passageiro) se ela não aceitar ou não houver disponibilidade a cia aerea reembolsa o passageiro de acordo com as regras do bilhete, isento de taxas e multas, dependendo da cia o passageiro pode remarcar o bilhete para as proximas semanas, isento de taxas apenas pagando diferenca de tarifa se houver.
Agora caso não haja disponibilidade, a cia pode acomodar em hotel (se tiver um voo de madrugada) ou fornecer voucher alimentacao para o passageiro ( caso ele tenha que esperar algumas horas).
Aqui nos EUA essa regra tambem se aplica, mas pelo que vi, aqui as cias aéreas abusam muito, e no Brasil respeitam mais.

LEMBRANDO QUE A ANAC DETERMINA REGRAS E AS CIAS SÃO OBRIGADAS A OBEDECER.

Mas para que isso aconteça, o passageiro tem que se apresentar no check in, o que e check in?

- Check-in ou verificação, é o primeiro passo a ser efetuado pelo passageiro de transporte aereo. Consiste no procedimento de apresentação deste ao balcão da companhia aerea (ou agências que fazem o check-in), munido de seus documentos e bagagem. É emitido, então, o bilhete de passagem, a bagagem é despachada e a bagagem de mão (bolsas, malas pequenas, etc, que o passageiro transporta consigo dentro do avião) é identificada.
Esta mesma nomenclatura é usada pelas agencias de viagens e pela rede hoteleira para identificar a entrada do hospede em um hotel. Contendo a verificação de reserva, o preenchimento do boletim de ocupação hoteleira e a apresentação das acomodações.


Portanto, não vale nada se você não aparecer para embarcar, o aeroporto confere os bilhetes de quem efetuou o check in, portanto, nunca se esquecam, aparecer com pelo menos 1h de antecedencia (voos nacionais) portanto documento original com foto, menores, certidão de nascimento original ou copia autenticada, se for viajar com parentes, não esquecer de pegar a autorização no juizado de menores. Voo internacional, apresentar-se com no minimo 3h antes, apresentar passaporte, ou se viajar pela America do Sul, apenas RG.

x Mala extraviada ou violada.

Isso é muito chato.... aconteceu comigo quando voltei de NYC, eu cheguei em Dallas, mas cadê a minha mala??? Estava vindo no próximo voo...mas pelo menos chegou né???

Enfim.... você desembarcou lindo(a) , leve e feliz...foi feliz buscar as malas e cadê???


Antes de tudo, não faça como eu, mantenha a calma e dirija-se ao balcao da cia na sala de desembarque com o comprovante da mala.
O agente ira pedir alguns dados, como por exemplo, cor da mala ( por isso coloque alguma fitinha, adesivo pra diferenciar, pois há muitas malas iguais), seu endereço para o qual você está indo (nunca esquecer de colocar seu nome na mala por dentro e por fora).
O agente ira checar no sistema onde sua mala está, se a mesma está a caminho ou não. As cias geralmente dão um prazo de 24 a 48h para devolução da mala no endereço informado.
Infelizmente, acontece e muito a mala aparecer em 1 semana ou infelizmente nunca aparecer =(
Se a sua mala não for localizada de forma alguma, o passageiro pode recorrer e a empresa pagar uma indenização.

Achei esse artigo super útil e bem completo:
 

Você já está na esteira do aeroporto esperando sua mala por mais de 30 minutos, todos outros passageiros já pegaram suas bagagens e foram embora, mas a sua não chegou. É, pelo visto sua mala foi extraviada! Procure imediatamente o balcão da Cia Aérea e faça sua reclamação. Pode ser que tenham colocado sua mala num vôo que chegará mais tarde, ou por engano ela ter parado em outro país / cidade.

A Cia Aérea é obrigada a reembolsar você caso sua mala não venha a aparecer. Caso eles localizem a bagagem, eles deverão dar dinheiro suficiente para você - dependendo de quanto tempo sua bagagem irá demorar para chegar - gastar em alimentação, uma roupa, produtos de higiene pessoal.



Caso ocorra extravio de sua bagagem, o passageiro(a) deve seguir os seguintes passos:

a. Procurar a Empresa Aérea, para reclamar sobre sua bagagem. Lá o passageiro(a) deverá preencher o (RIB) REGISTRO DE IRREGULARIDADE DE BAGAGEM. Se a empresa aérea deixar de cumprir com as suas obrigações ou, ainda, se o passageiro(a) precisar da ajuda da autoridade aeronáutica. A reclamação será encaminhada ao Presidente da Empresa envolvida, através de documento oficial.

b. Configurado o extravio de bagagem, o passageiro(a) terá que ser indenizado pela empresa em até 150 (cento e cinqüenta) Obrigações do Tesouro Nacional (OTN). Vale informar que todo passageiro tem a opção de declarar os valores atribuídos a sua bagagem, antes do embarque, e pagar uma taxa suplementar (uma espécie de seguro) estipulada pela empresa. Se este é o seu caso, o passageiro(a) terá que receber valor declarado e aceito pela empresa. Também é importante que o passageiro saiba que a empresa tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem, sempre que houver valor declarado.

Atenção! Ficam de fora desta declaração os objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro. Estes objetos devem ser carregados na bagagem de mão. Portanto, cuidado! A empresa está isenta de responsabilidade sobre a perda ou dano destes objetos.

c. No caso de dano à bagagem, o passageiro(a) deverá seguir o mesmo roteiro do item "a". O DAC informa ainda que somente serão considerados, para efeito de indenização, os objetos destruídos ou avariados.


a. No caso de vôos internacionais, a Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade da empresa em USD 20 (vinte dólares norte americanos), por quilo de bagagem extraviada. Também aqui o passageiro(a) poderá optar por efetuar o despacho de seus pertences, resguardando-se por uma declaração especial de interesse na entrega de sua bagagem.

Este documento discrimina minuciosamente o conteúdo da mala. Somente com esta declaração, o passageiro(a) poderá ser indenizado, prevalecendo a responsabilidade do transportador sobre os bens ali contidos.

Se o passageiro(a) não fizer a declaração especial de interesse na entrega e não pagar taxa suplementar, não terá direito ao ressarcimento à indenização integral e sim à indenização limitada (vinte dólares por quilo).


Enfim, espero ter dado um help....gracas a Deus minha mala veio no próximo voo, esperei 1h até ver minha malinha rosa aparecer na esteira....mas tinha gente que ia esperar 24h e outros sem o prazo ainda...

Aguardo a passagem de voces no meu humilde blog e até a próxima.

Beijos

2 Comments:

Leu, Gostou? Opa, Não gostou? Então comenta aqui o que acha!!!